quarta-feira, 13 de março de 2013

Por que o Papa não é brasileiro


Vamos ser racionais. Todos nós sabíamos do risco que seria a escolha de um Papa brasileiro. Para começar o Vaticano ia ter que dar um jeitinho e canonizar José Sarney como santo padroeiro do Maranhão.  Ou você acha que Dom Odilo Scherer, o candidato que era o Brasil de batina, não tinha o apoio do PMDB? Todo candidato tem. Aliás, o partido já teria indicado três Cardeais e requisitado a direção do Banco do Vaticano. Cheio de jogadas o política, o PMDB foi tentar ensinar o padre a rezar missa. Não pegou muito bem.

Não para por aí. Marqueteiros brasileiros já teriam uma estratégia para atrair a classe C para o catolicismo. Empreiteiras já estavam contratadas para reformar a Capela Sistina, sugerindo uma decoração mais popular. Era o projeto Sistinão. Já havia até ambulantes credenciados para trabalhar no entorno.

Mas fora da jogada, o PMDB criou um entrave burocrático e a proposta não foi aprovada.

Outro ponto que atrapalhou a escolha do brasileiro foi a exigência da TV Globo para que as missas passassem a ser realizadas às 22h, logo depois da novela das 9h. A transmissão teria 18 câmeras, narração de Galvão Bueno e comentários sobre a liturgia de Arnaldo Cezar  Coelho.  Internautas mandariam as perguntas via Twitter.

-       Carola de Recife pergunta: “Pode pegar a hóstia com a mão, Arnaldo?”.

E depois da vinheta da marca de vinho que patrocina a missa, Arnaldo responderia.

Tudo ia muito bem durante a gravação do programa piloto, mas os velhinhos do Vaticano dormiram todos no meio da missa. 22h era muito tarde pra eles. A TV Globo desistiu e já anunciou a manutenção do Big Brohter na grade em 2014.

Mas a questão de maior debate na campanha foi o projeto Minha Igreja Minha Vida. Uma espécie de Bolsa-Dízimo. Alguns fiéis estariam isentos da contribuição mensal à Igreja. Mas numa atitude de extrema humildade, o Vaticano afirmou que era incapaz de fazer milagre no orçamento sem esta verba.

Entendo as causas para que não escolhessem o Papa do Brasil sil sil, mas eleger um argentino foi provocação. Deus que me perdoe.



5 comentários:

  1. huahauahuahau!!! Sensacional!!! Só não esqueça de que o papa é argentino mas Deus é brasileiro!! rsrsr!! Parabéns!! bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que sendo argentino, ele já se acha Deus. rsrs

      Excluir
  2. Muito boa!! Você se supera a cada dia!
    Sds,

    Eriko Motta.

    ResponderExcluir
  3. O Papa é pop e o desgraçado do Maradona vai se sentir com as costas quentes. O bom nisso tudo é que o pessoal da casa rosada não cruza com o pessoal da Basílica de São Pedro. Se desse "liga" teríamos panelaço no Vaticano e mais uma guerra contra os Anglicanos...

    Abraços Vartan. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e com um argentino comandando a Igreja, estou começando a achar que a Jornada Mundial da Juventude será transferida para Búzios.
      Abs!

      Excluir