terça-feira, 27 de abril de 2010

Yes, nós temos TOC

Se fosse possível personificar alguma doença, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) seria uma espécie de político que vive prometendo que todo o tormento que estamos passando é para o nosso próprio bem.

Mas Diógenes era o tipo de alma que acreditava em políticos. Pior: acreditava em promessas de político. Tanto que até hoje tem a esperança de ver corrigida a poupança confiscada no plano Collor. Já se passaram 20 anos e toda vez que vai consultar seu saldo, Diógenes continua repetindo baixinho, várias vezes, as mesmas palavras: “Não me deixem só!”. Nunca respondeu se o que diz é devido ao antigo jargão do Collor ou se é abreviação da frase completa que seria: “Não me deixem só...COM ISSO!”. Bem seja como for, seu ritual não trouxe nenhum resultado. Ainda. O “ainda” é por minha conta. Preciso confessar: também tenho TOC.

Só que o TOC de Diógenes tem algo mais sublime do que o meu. Para ele, suas manias vão salvar o mundo. Essa é a sua missão. Aliás, não é apenas uma missão. É uma redenção. Precisa reparar um erro histórico. Em 98, devido a uma terapia para vencer seu TOC, foi dormir, na véspera da final da Copa do Mundo, com o cabelo despenteado. Deu no que deu. Ronaldo se sentiu mal, Zidane não sentiu pena e a gente se sentiu péssimo.

O terapeuta até hoje não entendeu quando Diógenes apareceu no consultório com um alicate querendo arrancar o mamilo dele (do terapeuta claro! Não o dele mesmo. Ele tem TOC, mas não é louco). O psiquiatra apenas classificou o fato como “surto agressivo em virtude da abstinência de rituais”.

Depois da tentativa de vingança, Diógenes passou quatro anos se preparando. Inventou vários e originais TOCs para reverter a falha de 98. Em 2002, veio o resultado. Depois de ele cumprir todos os seus rituais, a Seleção venceu os 7 jogos da Copa. Se orgulha até hoje de ter dado a dica para o Ronaldo aparecer com o cabelo cascão naquela final. “Se não foi isso, sei não”.

Diógenes sabia que podia ir além do esporte e alcançar um feito maior. Assim, começou seu ritual para salvar o mundo. Pesquisou qual TOC seria a senha mágica para despertar o primeiro passo: A paz no Oriente Médio!

Não era muito complicado. O raciocínio era o seguinte: a maioria dos palestinos é muçulmana, religião que tem como dia sagrado sexta-feira. Sexta-feira... Sexto dia da semana... Anotou o número 6. Para os judeus, a data santa é sábado. Sábado...Sétimo dia da semana.... Número 7. Às vezes, eu ficava em dúvida se Diógenes tinha TOC ou se era numerólogo.

Mas enfim... O plano era claro e óbvio (por que ninguém havia pensado nisso?). Para unir os dois povos, bastaria unir os números dos dias sagrados. Deu 67... Sendo 6+7=13. E esse é o número de quem? De quem? De Zagallo, o técnico que “teve que engolir” os 3 a 0 para França na Copa de 98. Por culpa de quem? De quem? Do descaso de Diógenes. Promover a paz entre judeus e palestinos com o número 13 era uma homenagem a Zagallo, uma maneira de recompensar o que fizera ao Velho Lobo.

Foi assim que passou a repetir todos os seus gestos 13 vezes. Os resultados estavam demorando, mas a visita de Lula ao Oriente Médio acendeu Diógenes de esperança.

-Ele é o cara. Já praticamente resolveu o problema do apagão, da saúde pública, da guerra do tráfico... Então, deixa a Faixa de Gaza com ele. Rapidinho, Lula dá um jeito. Vamos comemorar.

E saía eufórico imitando o aviãozinho de Zagallo (lembram?). Fez, claro, 13 aviõezinhos. Não temia ser ridicularizado. Sabia que salvar o mundo tem seu preço. Lamentava apenas a perda dos amigos que morreram quase todos de cirrose ao tentarem acompanhar as sempre 13 doses de Diógenes na mesa do bar.

-São mártires – dizia com orgulho e os olhos cheios d’água.

A solidão só não foi pior porque conheceu Wasleka, a ninfomaníaca que, ao saber do TOC de Diógenes, encontrou seu homem perfeito. Hoje, mesmo com as olheiras profundas, ele se arrasta satisfeito para o 13º sexo do dia. Tudo em nome da paz mundial.

13 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk

    muito bom !

    ResponderExcluir
  2. Achei super inteligente, criativo, ironico, divertido, sintonizado com a realidade e abrangente. Ufa, consegui usar 7 adjetivos. Me dei bem nessa. rs Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. adorei! adorei! adorei! adorei! adorei! adorei! adorei! (7 vezes)

    ResponderExcluir
  4. Oba Vartan, adorei o Diógenes. Personagem genial.
    Vou pegar ele emprestado um dia desses e jogar num conto lá no meu blog. Pensei em colocar ele dando 13 facadas em alguém...

    ResponderExcluir
  5. Pô, excelente, muito engraçado.
    Viu? Ninguem me ditou desta vez!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Vartan!!!
    Vc deve fumar um daqueles na hora de escrever, hein!! hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Vartan! Sempre surpreendendo! Será que eu devo elogiar 13 vezes?! eheh! Bjo. Elisa

    ResponderExcluir
  8. Valeu mesmo, pessoal pelos comentários! Só não agradeço 13 vezes, porque estou em tratamento com o terepeuta "sem mamilo" do Diógenes!

    ResponderExcluir
  9. MUITO BOM, MUITO BOM, MUITO BOM (13x) ...

    Acho que também tenho TOC TOC TOC ...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom!

    O final é sensacional.............
    (tenho que usar 13 pontos finais, desculpe.)

    Abraços,
    Paulo Dodô

    ResponderExcluir
  11. Vou esperar o 12º para tecer algum comentário e, obviamente, ser o 13º.

    ResponderExcluir
  12. Achei o máximo!
    Parabéns !!! Uma das melhores...
    Sou o 12º... Alguém pode avisar pro CJ aí em cima?
    abs, Lívio Bittencourt

    ResponderExcluir
  13. Vcs dois me Desculpem, CJ e Lívio!
    Não resisti! O 13º tinha que ser meu! Agora sim estou mais aliviado!
    E viva a paz mundial!!

    ResponderExcluir