Eu já tinha esquecido esta história, mas aí a minha empresa tomou uma multa por não apresentar uma espécie de “declaração da declaração do pagamento” da contribuição social (não, não repeti a palavra declaração por distração. É isso mesmo!). Depois disso, voltou à tona minha revolta. Tudo bem, o que vou contar nada tem a ver com a política tributária do Brasil, mas é tão burocrático quanto.
Começa agora a história da minha saga. E antes que me perguntem, é tudo verdade.
Eu só queria informar à Vigilância Sanitária que comprei uma geleia de frutas da marca Queensberry (lote 5004-05 validade 05/01/2012) e veio uma barata viva dentro. Como a empresa fica em Barueri / SP e o produto foi vendido em Niterói / RJ, achei melhor entrar em contato com a ANVISA. Este foi meu primeiro telefonema. 0800 642 9782.
- Nome. Nome completo, CPF, telefone de contato, nº de protocolo.
- Posso fazer agora a denúncia?
- A denúncia, senhor, deve ser feita para a Vigilância Sanitária do estado do RJ. O número é 2333 2787.
Alguém de boa alma, por favor, me explique: se a denúncia só pode ser feita pela Vigilância do estado, porque a Elizabeth quis saber meu nome, sobrenome (é chato pra caramba ficar soletrando toda hora Vartan Melikian, sabia?), meu CPF, meu telefone e AINDA me deu um número de protocolo?
Respirei fundo... 2º ligação.
“A Telemar informa que o número não está recebendo ligações”.
“Googlei” e peguei um novo número. 3º ligação. 2333 – 3787.
- Aqui é do gabinete. O telefone para denúncias é 2219-1394.
4º ligação. Fui atendido.
-Nome do produto, lote, local de compra, endereço da fábrica...
Nesse momento, o atendente descobre que a empresa da geleia fica em São Paulo.
- Ah, a Vigilância do Rio não tem competência para repassar uma denúncia para a Vigilância de outro estado...
Pausa para reflexão.
Será que é tão difícil para as vigilâncias se comunicarem por e-mail? Por exemplo, coloca no assunto: “Denúncia feita no RJ, favor verificar” e no corpo do e-mail, os dados. Enfim, mas como fui informado, ninguém na Vigilância tem competência para fazer isso.
(continuando as instruções recebidas)
- ...Você deve ligar para a Vigilância do município de Niterói, onde a geleia foi comprada, para que eles recolham o produto (pelo jeito, a fábrica em SP que se dane). Há dois telefones.
5º ligação. 2717-7184:
- Itaú, bom dia!
6º ligação. 2613-2805. Ora ninguém atendia, ora dava ocupado.
Desisti. Fui cuidar da barata.
Três dias depois a barata morreu. Há suspeitas de que tenha se intoxicado com a geleia. Coitada!
PS: Depois do teste de paciência, podem vir a vuvuzelas desta Copa que aturo numa boa! hhhhuuuuuuuummmmmm
Começa agora a história da minha saga. E antes que me perguntem, é tudo verdade.
Eu só queria informar à Vigilância Sanitária que comprei uma geleia de frutas da marca Queensberry (lote 5004-05 validade 05/01/2012) e veio uma barata viva dentro. Como a empresa fica em Barueri / SP e o produto foi vendido em Niterói / RJ, achei melhor entrar em contato com a ANVISA. Este foi meu primeiro telefonema. 0800 642 9782.
- Nome. Nome completo, CPF, telefone de contato, nº de protocolo.
- Posso fazer agora a denúncia?
- A denúncia, senhor, deve ser feita para a Vigilância Sanitária do estado do RJ. O número é 2333 2787.
Alguém de boa alma, por favor, me explique: se a denúncia só pode ser feita pela Vigilância do estado, porque a Elizabeth quis saber meu nome, sobrenome (é chato pra caramba ficar soletrando toda hora Vartan Melikian, sabia?), meu CPF, meu telefone e AINDA me deu um número de protocolo?
Respirei fundo... 2º ligação.
“A Telemar informa que o número não está recebendo ligações”.
“Googlei” e peguei um novo número. 3º ligação. 2333 – 3787.
- Aqui é do gabinete. O telefone para denúncias é 2219-1394.
4º ligação. Fui atendido.
-Nome do produto, lote, local de compra, endereço da fábrica...
Nesse momento, o atendente descobre que a empresa da geleia fica em São Paulo.
- Ah, a Vigilância do Rio não tem competência para repassar uma denúncia para a Vigilância de outro estado...
Pausa para reflexão.
Será que é tão difícil para as vigilâncias se comunicarem por e-mail? Por exemplo, coloca no assunto: “Denúncia feita no RJ, favor verificar” e no corpo do e-mail, os dados. Enfim, mas como fui informado, ninguém na Vigilância tem competência para fazer isso.
(continuando as instruções recebidas)
- ...Você deve ligar para a Vigilância do município de Niterói, onde a geleia foi comprada, para que eles recolham o produto (pelo jeito, a fábrica em SP que se dane). Há dois telefones.
5º ligação. 2717-7184:
- Itaú, bom dia!
6º ligação. 2613-2805. Ora ninguém atendia, ora dava ocupado.
Desisti. Fui cuidar da barata.
Três dias depois a barata morreu. Há suspeitas de que tenha se intoxicado com a geleia. Coitada!
PS: Depois do teste de paciência, podem vir a vuvuzelas desta Copa que aturo numa boa! hhhhuuuuuuuummmmmm
VARTAN,
ResponderExcluirÉ INFELIZMENTE ESSE É O RETRATO DO NOSSO PAIS
MEUS PARABENS PELA CRôNICA.
Nesse país nada do que deveria funcionar funciona, mas para de pagar IPVA, IPTU etc...
ResponderExcluirParabéns pelo blog, sempre leio, mas nem sempre comento
Putz! Minha geléia favorita!
ResponderExcluirParabéns pelas crônicas informativas e, acima de tudo, bem humoradas, sempre tirando graça de temas nem sempre agradáveis.
Bjs
Nossa, Vartan! Vc está cada dia melhor: nao só no ritmo da leitura, nas ideias geniais, mas pelo fato de conseguir "palavrear" o que muitos não conseguem nem entender qdo sentem - (até pena da tal barata eu tive...tadinha! )
ResponderExcluirEu mergulhei e viajei nesse momento do cotidiano de qualquer um de nós..sentimento conhecido do brasileiro. E a culpa é sua, com essa enxurrada de criatividade... Aquela frase: "pausa para reflexao" está perfeita, no lugar certo, no tempo certo...se lá não estivesse, eu poderia ter perdido a paciência, não é mesmo? Eu, como acadêmico e cronista, tenho orgulho de ter em vc um espelho dos grandes talentos deste país. E o L. F. Veríssimo, meu amigo de longa data, sabe disso. Grande abraço, Lívio Bittencourt.
rapaz, manda um e-mail pro Boechat que ele resolve...
ResponderExcluirÔ querido, isso é inacreditável! Sugiro um email pro Ancelmo Gois também.
ResponderExcluirFiquei, por um certo lado, feliz pela sua tentativa em denunciar. Acho que 99% desistiriam, fechariam o pote e jogariam fora. Boa parte do país está assim por causa do seu povo. No mínimo, o que eu vou fazer para te ajudar a se sentir menos injustiçado, é nunca comprar geleias Queensberry. Aliás, compre da marca "Dana" que vende no Zona Sul. É dinarmaquesa, mas nessas horas, viva o produto importado!!
beijoca
Bia
A gente vive num país tão sacana, com instituições tão vexatórias, que o que mais me espantou nessa história toda foi o fato de a barata estar ainda VIVA dentro do pote.
ResponderExcluirKeep writing, my friend!
Varujan voltei!
ResponderExcluirDepois de um período de 2 meses para minha devida adaptação aqui na África (lógico que estou aqui. Vc acha que eu perderia uma Copa ?). Precisei de 2 meses pois como todos nós sabemos, sendo a África um país que tudo (ou quase tudo) cura com suas plantas medicinais, estava tentando achar uma "erva" pra ajudar a manter a barata viva. Mas vi que cheguei tarde. Tarde também cheguei ao tentar ajudar o Aristofódes. Pois saiba que ele comeu tanta "cepa" (calma que é o nome de uma erva aqui) que está hospitalizado. tentei ligar pra ANVISA daqui e pasmem, não existe isso aqui ainda. É como se fosse cada um por si e Mandela por todos. Acredito que Aristofódes não consiga ver o jogo do Brasil, pois está muito mal. Aristofódes tal como a barata, acho que não irá durar muito. Mas envio novas notícias, afinal, a Copa só termina daqui a uns 25 dias. Bjs do primo
Munir Mouhamed Al Salem Al Sabah.
Oi Vartan! Olha, a crônica é ótima, tem humor e bem escrita, como vc sempre faz, mas o conteúdo é triste! É triste saber que isso acontece! Bjo.
ResponderExcluirTaquipariu hein Vartan ! Nao sei o que é pior , encontrar uma barata viva ou depender da burocracia brasileira que nao resolve NADA, NIENTE !
ResponderExcluirOremos !
Meus pesames pela morte da barata :-)
Beijocas
Andressa
Sensacionallllllll! Estamos aqui eu e Fabricio morrendo de rir. Você é demais! Essas coisas tinham que acontecer com vc. para transformar uma história bizarra em engraçada! Só não podemos deixar passar... é isso aí... temos que denunciar mesmo. Bjs. Renata e Fabricio
ResponderExcluirValeu, galera, pelos comentários. Vcs são leitores muito melhores do que a Vigilância Sanitária.
ResponderExcluiroi vartan....adorei seu texto (aliás, como sempre...). Parabéns, vc é bom demais, cara! Vc faz a gente pensar no país !
ResponderExcluirAcho que essa tragédia acontece com muito mais frequência do que a gente pensa (tô falando de encontrar um animalzinho vivo ou morto num alimento, não do falecimento da barata, tá? - estou esclarecendo pq sei que vc se apegou.....). Seria importante até usar esse espaço e ativar a cidadania da população e lançar aqui alguma campanha com um cunho, digamos, político, tipo: DENUNCIE AQUI O DESRESPEITO DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES. Se preferir algo mais voltado para o sócio-ambiental, pode ser algo assim: ADOTE UMA BARATA, ANTES QUE SEJA TARDE!
Tamu junto, brother!
Rafinha Bastos
Muito bom Vartan!
ResponderExcluirSerá que essa geleia não era para exportação pra Índia? Não é lá que comem inseto nas refeições?
Essa vigilância vigia tanto quanto a polícia. Nada!
Abraços, Dodô
Desculpa, senhor. POderia me ligar para contar?
ResponderExcluirhahaha
Muito bom!
abs,
Sabrina
Sempre inspirado... Escrever é o melhor dos remédios, mesmo neste país sem seriedade! Parabéns por compartilhar conosco a sua brilhante paciência... Bjs
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