quarta-feira, 12 de maio de 2010

(J)A Era Dunga

A seleção que vai à África do Sul é a cara de Dunga. E Dunga, como vocês sabem, tem aquele cabelo arrepiado que era moda 20 anos atrás e usa aquelas roupas, desenhadas pela filha, que nunca foram moda.

Dunga pode não ter lá muito bom gosto, mas é sincero. Há tempos, vem nos avisando que a convocação não teria nenhuma surpresa. E, realmente, não houve. O nome de Grafite, convenhamos, não pode ser classificado como surpresa. É um susto.

Mais assustadora ainda é a lista do meio-campo. Sete volantes e um meia-atacante. A conta foi feita errada? Ou ele achou que um time para ser guerreiro precisa ter o maior número de volantes possível? Guerreiros não atacam? A conta foi mal feita, é isso! É melhor achar que nosso treinador é ruim em matemática do que medroso.

O curioso é que para defender os nomes dos convocados, aí o técnico cita bem números, desempenho, estatísticas. Parece até a tese acadêmica do professor Dunga, como se o futebol fosse científico, coerente.

Até suspeito que a convocação é baseada numa estratégia de Dunga. “Tão pensando o quê? Vão ficar só criticando o técnico. Agora vão falar também dos jogadores”

Agradeço a oportunidade, mas vou continuar escrevendo sobre Dunga. Já falei muito bem dele como jogador... Calma! Não cheguei ao ponto do Jorginho para dizer que as principais jogadas da seleção de 94 saíram dos pés de Dunga! Eu torço. Não distorço. Acho que ele foi sim um bom jogador. Mas, como sou incoerente, não quero a seleção com o jeito dele. Até porque, com o tempo, Dunga ficou sem jeito e sem modos. Às vezes, parece que vai dar um carrinho no entrevistador.

Mas tudo isso deve fazer parte do pacote para ser treinador hoje da seleção: tem que ser mal humorado, e ter uma opinião que não combine com a de mais ninguém. É a tal da coerência. Só que eu estou com Millôr Fernandes: “o coerente é aquele que nunca teve outra ideia”. Bem, só não sei se o Millôr já mudou de ideia.

10 comentários:

  1. Ele deve ter convocado 7 volantes porque deve ter TOC. Leu o seu último artigo e viu que, mesmo contrariando a grande maioria, ele não tinha como escapar.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Confesso que ganhei trauma de comentar convocação de técnicos. Em 2008 fiquei indignado com o fato de José Roberto Guimarães ter deixado uma levantadora do naipe de Fernanda Venturini de fora dos Jogos Olímpicos. Resultado? Ouro inédito para o Brasil! Aprendi a lição que esporte é caixinha de surpresa. Nem sempre os mais fortes ou os melhores escalados chegam lá. Agora é ver em campo se coerência ganha jogo.

    ResponderExcluir
  3. Pouco entendo de futebol, mas essa convocação do Dunga me parece um conto de fadas. Fica difícil fazer frente com os craques de outros times. Mas vamos torcer.
    Grafite é, sem dúvida, um susto e não uma surpresa. rararara

    ResponderExcluir
  4. Já que o Dunga distorceu a ideia do que é ser um bom guerreiro, só nos resta torcer pra que a gente tenha a surpresa de ver a seleção nas finais e o susto bom de vê-la campeã! rs
    Saudade!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. É, o negócio é torcer... Pra não enfartar! Até eu que não entendo nada de futebol estranhei essa convocação. Sobrou pro Jornal Nacional ter que inteirar a população dos famosos desconhecidos do time do Dunga. Seria uma parceria sinistra da mídia com os cartolas pra ganhar mais IBOPE?

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc.! Rsrsr. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez, alfinetada classuda e brilhante, no cada vez mais óbvio (não é qualidade...) e sem classe do nosso Carlos Caetano.

    "O nome de Grafite, convenhamos, não pode ser classificado como surpresa. É um susto."

    Frase de gênio.

    ResponderExcluir
  8. Meu querido Vartan

    Gostei muito do texto e concordo com voce na critica à postura desse "anão" da fabula dos irmãos Griimm. Voce sabia que o Dunga era o mudinho dos sete anões?????
    Pena que o " nosso" só saiba abrir a boca pra falar m....
    O que será de nós?????

    Um grande abraço
    tá ligado???
    Sergio Mauricio

    ResponderExcluir
  9. Vartan: o Dunga é a grande esperança da classe dos psicólogos. O que seria de nós sem loucos feito ele no mundo e sem torcedores que, com certeza, enlouquecerão a cada jogo do escrete canarinho?
    Talvez tenhamos que pagar tributos e participação a ele e outros iluminados assemelhados.
    De resto, parei de usar lapiseira. Não quero ficar dando fama ao grafite...
    Saudações rubro-negras.
    Luís Paulo

    ResponderExcluir
  10. Dunga Fashion é o mais novo burro com torcida organizada para que se torne gênio daqui há algumas semanas... Rsrsrs! Olá, meu amigo, seguidor de OS MAIS BEM ESCRITOS BLOGS!!! Eu sou André Ferrer e aqui estou para te avisar que o teu blogue foi, diagamos, resenhado lá no meu espaço movediço... Rsrsrsrs!!! Dê uma olhada! Comente. Indique o blogue e a comunidade OS MAIS BEM ESCRITOS BLOGS!!! Até mais!

    ResponderExcluir