quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Novos Tempos

A primeira década do milênio chegou ao fim e algumas previsões não se confirmaram. São poucas as minhas esperanças de que a família Jetson se redima e apareça com aqueles carros voadores. Com isenção de IPI, então, só um milagre.

Quando vi pela primeira vez uma esteira rolante, acreditei que o futuro, como os Jetsons anunciavam, estaria próximo. Já imaginava o meu golzinho mil (que Deus e os ladrões que o levaram o tenham) alçando voo. Mas alguma coisa deu errado. Talvez por dispensar esforço, as esteiras deixaram os cientistas mais preguiçosos e a ideia do carro voador não decolou, por assim dizer.

Agora imagine o teletransporte, que acabará com a distância no mundo, com parte das emissões de CO2 e com a desculpa de chegar mais tarde em casa por causa do engarrafamento. A invenção mais esperada de todos os tempos, pelo andar da carruagem (pois é, não existem carros voadores, lembram?), deve demorar não sei quantos anos para virar realidade. Só falta isso acontecer no dia em que eu me aposentar, quando provavelmente não vou mais precisar enfrentar o trânsito. Mas por questão de honra, anotem: mesmo que subaproveitado, o teletransporte será utilizado por mim. Nem que seja para ir ao bingo.

Enquanto todos tentavam imaginar cenários fantásticos, ninguém previu os acontecimentos que realmente indicariam um novo tempo. Hoje quem fala merda no Brasil é aplaudido na Dinamarca. O craque do nosso campeonato nacional, eleito pela torcida brasileira, é um....Argentino (Conca). E a pizza se transformou em panetone.

Por falar em Brasília, Renato Russo já vinha avisando desde o século passado que o futuro não é mais como era antigamente. E se poesia é para ser entendida como quiser, eu entendo da seguinte da forma: 2001, uma odisséia no espaço passou do prazo da validade há nove anos. Não serão mais as invenções tecnológicas que ditarão o cenário do terceiro milênio. Será a natureza com suas condições climáticas. Como era no passado. Esse é o futuro.

Bem, mas tudo isso é só mais uma previsão.

8 comentários:

  1. Adorei! Muito inteligente.
    A melhor previsão seria: teremos novos textos em 2010? Espero que a natureza não seja contra..
    beijos,
    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Varujan,vc sabe muito bem que em época de Natal lembramos de frio. E frigo não poderíamos deixar de lembrar de gelo. E gelo tem muito aqui em Komsomolets (Rússia). É uma ilha fantástica que não tem nada. Não tem avanço, não tem carro voador nem panetone. Mas tem algumas realidades nunca irão sair de moda. pois vc acredita que tem um cara aqui chamado Bráulio que sempre diz: " Se acupuntura curasse, porco espinho não ficava doente". Vc vê que são nas simples coisas que encontramos o que realmente é simples (bonito não?).
    Feliz Natal (já é passado) e Ano Novo para todos, pois mesmo não havendo estes avanços de sua bela coluna de hoje, as renas aqui não voam.
    Beijos
    Munir Mouhamed Al Salem Al Sabah

    ResponderExcluir
  3. Oi Vartan,
    achei ótimo o texto! parabéns! Vou aguardar o próximo texto que será o primeiro do ano 2010, uma odiséia no espaço revitalizada com prazo de validade até 2020 kkkk.

    Ainda bem que para escrever um texto não precisa de prazo de validade. Estão sempre a disposição
    para quem quiser ler e reeler!

    feliz Ano Novo! para você e sua famíla.

    ResponderExcluir
  4. Fala Vartan,

    Dá pra prever algo de bom para o Flu em 2010 ou continuaremos chorando juntos na entrada do Maracanã mesmo que seja antes dos jogos ?

    Texto maneiro e agora já não pode mais dizer que não gosto de você.

    Abraços,

    Cesar.

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Concordo em gênero, número e panetone!

    ResponderExcluir
  6. Grande Vartan. Que vc seja o cronista da próxima década! abraço e feliz ano novo.
    Bruno Pacheco

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!
    Faltou dizer que o Mengo vai hepta!

    Abraços,
    Paulo Dodô

    ResponderExcluir