sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Brasil x Israel x Palestina

Lula é um homem de ideias originais, como a de, por exemplo, copiar a política econômica do governo anterior. Mas essa de propor uma partida de futebol entre a Seleção Brasileira e um Combinado Israel/Palestina, nosso presidente fez sem pensar (Só dessa vez!). Acho que ele não imagina o risco que é este jogo diplomático.

Já que ele não imagina, imaginemos nós.

Tudo começaria pela escolha do técnico do Combinado. Seria Judeu ou palestino? Depois de muita discussão, chegariam a um acordo: não haveria um técnico, mas sim uma comissão técnica internacional, supervisionada pela ONU.

A convocação do Selecionado Israel/Palestina seria outra grande negociação. Negociação mesmo. Como o jogo despertaria a atenção mundial, uma grande empresa de Nova Iorque patrocinaria o evento, mas sob uma condição: o Combinado teria que ser formado por 6 judeus e 5 palestinos.
Os palestinos, é claro, protestariam. Alguns seriam radicais e acusariam os EUA de querer, aos poucos, expulsar o seu povo do Combinado e transformar o time apenas na Seleção de Israel.

Mas Lula é o cara. Ele resolve o problema de forma simples. As seleções iam entrar em campo com apenas 10 jogadores. Para convencer Dunga foi fácil: “É só tirar o Gilberto Silva que ninguém vai notar”. Difícil foi fazer o presidente da empresa americana, que tinha um grande número de acionistas judeus, desistir da ideia de jogar com 6 israelenses e 4 palestinos. Foi preciso a apresentação de um slide do pessoal do marketing, informando que a medida poderia manchar a imagem da empresa. 5 palestinos e 5 judeus seriam algo mais rentável. Afinal, é preciso atingir também o mercado palestino. Qual judeu quer perder negócio?

Outras confusões menores aconteceriam, mas seriam, facilmente, contornáveis. Como a oração que os jogadores fazem antes de entrar em campo. Lula persuadiria divinamente os atletas do Combinado a conversarem com Alá ou Jeová em particular. É mais íntimo.

A imprensa também receberia recomendações da ONU para evitar certas expressões. O locutor Sílvio Luiz teria sua frase “Pelas barbas do profeta” censurada. Já o narrador que dissesse “Olha a bomba”, no momento de um chute, no fim do jogo, teria que explicar melhor o que realmente viu naquele exato momento.

Entre as duas seleções, o único problema seria na hora do cara e coroa. O Brasil ganha na moeda, mas os palestinos querem jogar no lado do campo que aponta para a direção de Meca. Como Dunga não tem o costume de ser agradável, o Brasil se nega a mudar de lado. Até que surge um cartola brasileiro. Ele conversa com o adversário, sai com a moeda do cara e coroa no bolso e com a ordem para o Brasil jogar do outro lado.

No jogo, surge a maior de todas as questões. Os jogadores israelenses afirmam que a grande área é um território sagrado dos judeus e não deixam os palestinos entrarem. Argumentam que há, inclusive, indícios de que alguns dos jogadores palestinos (não todos!) teriam o interesse de fazer gol contra, apenas para prejudicar a defesa que é toda formada por israelenses. O ataque é de palestinos. Bem, essa era a escalação no papel, porque neste jogo ninguém nunca soube dizer, de verdade, quem ataca e quem defende.

Enquanto a comissão técnica internacional se reunia para decidir como resolver aquele impasse da grande área, Adriano seguia fazendo gols e, nas comemorações, homenageava a Vila Cruzeiro.

No fim partida, de um lado, o patrocinador vibrava com a alta das ações da empresa, após o evento. Do outro, palestinos e israelenses trocavam acusações pela derrota. Para por fim àquele mal-estar, Lula conversou com o artilheiro brasileiro e teve outra ideia: um churrasquinho na laje do Adriano, lá na Vila Cruzeiro, para confraternização. Lula só iria buscar a Dilma para apresentá-la aos moradores como mentora do PAC (Pela Animação do Churrasco).

E assim, quando desse um intervalinho no pagode, judeus e palestinos iriam olhar a favela carioca e se perguntar: o que é pior? Quando a terra é de ninguém ou quando a terra é de todo mundo?

4 comentários:

  1. Muito bom, cara! Parabéns, mesmo!

    Passa lá (e seja um seguidor, claro!): www.emanoelferreira.blogspot.com

    Entre em contato com o Jornal da Cidade Online (www.jornaldacidadeonline.com.br) e veja se há uma "vaguinha" como cronista lá, pra você. Peça que venham até o blog e leiam seus textos: atendimento@jornaldacidadeonline.com.br


    Abraço.
    Emanoel Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. No Maraca ou no Engenhão, irmão Vartan?
    E o juiz, quem foi? Quem? QUEM?!?!?!?
    Seu texto gerou muitas reflexões entre a civilização judaico-cristã ocidental e resolvemos (todos nós) abrir processo contra o senhor, que deverá ser julgado perante o Tribunal de Haia.
    Nos vemos na Holanda do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Marcos, ó irmão de pouca fé!
    Seria um homem capaz de julgar seu semelhante?
    Creio que este não é o caminho da verdade.

    ResponderExcluir
  4. O Molúsculo é foda! Mal estudou e quer entender de política internacional. Essa merda que o lula fez de querer se envolver na questão de israel e o pior...pró-árabes somente o deixa, ainda mais desmoralizado, se fizermos um plebiscito sobre quem o povo brasileiro apoia, garanto que vai 90% só Israel, isso é mais uma prova que, em países(inhos) como o nosso, de Sarneys, Renãs, molúsculos..... babacas que na verdade são um câncer disfarçados de estadistas, a opinião do povo não condiz com suas decisões!

    Paulo Roberto Silva. Promotor de justiça e evangélico da Assembléia de Deus! São Luis-MA

    ResponderExcluir