sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Os cinéfilos

Ele queria muito que sua vida fosse um musical. Daqueles de superprodução. Acreditava que seu nome, Tom, não era simplesmente um nome. Era uma predestinação. Os amigos diziam que isso era coisa de viado. Então, ele aproveitava para comprovar sua vocação e emendava a primeira estrofe: “Telma, eu não sou gay...”. Saía rodopiando e pedia que os amigos completassem a coreografia. Os amigos, é claro, não faziam nada disso. Ninguém queria ser coadjuvante.

Já Marcinha era uma sonhadora. Desejava viver uma comédia romântica. Eram feitos um para outro. E assim podemos dizer que a única coisa que faltava para eles se conhecerem era uma cantada. Mas como estamos falando de Tom, não faltava mais. Marcinha se apaixonou como uma mocinha de sessão da tarde, quando Tom roubou o microfone no barzinho e, olhando nos olhos dela, cantou “Andança” (“por onde for, quero ser seu par...”). Tudo ao seu redor parecia estar em câmera lenta, menos os outros frequentadores que não prestaram atenção naquela cena, porque reclamavam do garçom, que não prestou atenção nos pedidos.

Mas musicalzinho e comédia romântica não fazem o gênero desta coluna. Por isso escrevo para este roteiro uma nova personagem: Neusa, a amante de Tom. Uma mulher que só gostava de aventuras. Ela adorava protagonizar cenas eróticas com o Tom cantando ao seu ouvido Elymar Santos. “E mexe, remexe, se encosta, se enrola...”

O problema todo é que o Nestor, marido da Neusa, era fissurado em filmes policiais. Desconfiado da esposa, contratou um detetive particular. Tom ficou preocupado e tentou convencer o amigo do contrário: “Polícia para quem precisa, polícia pra quem precisa de polícia”. Mas Nestor disse que detestava suspenses e que, se a traição fosse confirmada, iria colocar em prática seu gênero suplente: o TERROR!

Luz, câmera, ação e fechem os olhos, pois a cena do Nestor estrangulando o amigo é muito forte. Sem ar e sabendo que a morte estava chegando, só deu tempo de Tom, enquanto morria, tossir no ritmo do tema de Psicose. Seu “the end” teria que ser em grande estilo.

No velório, houve quem escutasse um assobio da marcha fúnebre vindo de dentro do caixão. Nada foi provado.

Marcinha chorou, mas não muito. Logo estava casada com um documentarista, que não tinha o mesmo repertório romântico de Tom, mas, enfim, era um relacionamento baseado em fatos reais.

Tudo isso é ficção, é óbvio. Menos a parte que Tom roubou o microfone no barzinho. O que viria a seguir só não se tornou verdade porque, enquanto ele cantava “Andança”, Marcinha estava reclamando com o garçom o pedido que veio errado. E convenhamos: a música estava atrapalhando a conversa.

6 comentários:

  1. Vai lá na página do Estado RJ pra saber meu comentário!! rs!!
    bjss

    ResponderExcluir
  2. muitooo bomm ...o Tom e a Marcinha merecem o segundo texto da série.....já estou no aguardo.. bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Vartan, meu caro: eis que sua literatura define tudo em mim. Alguém te disse o quão talentoso é? Você é um cronista de nosso tempo! parabéns por compartilhar seus textos literários conosco! Já te sigo, abs

    ResponderExcluir
  4. "Os Cinéfilos 2 - De Volta ao Tom", em breve, num blog perto de você!
    Valeu, mestre Vartan. Mais uma história divertidíssima vindo dessa sua mente doent... digo, talentosa!
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelo comentário rapaz. Mas eu acho que eu gosto de escrever tanto quanto você, que por sinal me diverte sempre com seus textos. Sou fã. Valeu fera!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, como sempre!!! Aguardando a sequência ansiosamente... Escreve um livro, Vartan... Please. Bjs

    ResponderExcluir